Design sem nome (4).png

                        Terapia de casal

 

É indicada quando o casal está enfrentando alguma dificuldade ou um dos cônjuges apresenta algum sintoma. Também é recomendada na evolução de uma terapia individual ou familiar. A terapia de casal auxilia as pessoas a enfrentarem os momentos difíceis e rever suas relações, fato que possibilita o crescimento de cada cônjuge e da relação entre eles. Nesse processo, o foco é a descoberta do padrão de funcionamento individual e do casal, levando a aprendizagem de novas formas de relacionamento. Percebe-se, a princípio, que as diferenças são inevitáveis, mas os indivíduos podem aprender a lidar com elas de forma funcional.

A terapia de casal é indicada quando:

  • A queixa é relacional: o casal está tendo dificuldades e sabe que o problema está em seu relacionamento.
  • Uma das partes do casal faz sintoma: se um dos membros do casal apresenta algum sintoma, seja físico, emocional ou de outra área, com consciência ou não de que algo precisa ser mudado no relacionamento.
  • Na evolução de um trabalho de família: quando a família é atendida por queixas familiares ou sintoma de um dos filhos, e após as redefinições, surgem as dificuldades de base do casal.
  • As dificuldades na relação do casal desencadeiam dificuldades nos filhos, ou impedem o seu atendimento.